terça-feira, 18 de junho de 2013

Situação d Aprendizagem - Texto "PAUSA", de Moacyr Scliar

Plano de Aula: Narrativa de ficção - "PAUSA"
1. Conhecimento prévio - Vocábulo pausa (pause)
- Anotar na lousa as respostas, resgatando os conhecimentos prévios dos alunos;
- Lançar a questão: Qual a relação da concepção de 'pausa' que o texto aborda com aquela que eles têm?
2. Disponibilização de cópias do texto
- Coleta de informações: vocabulário, formas verbais - estranhamento - (comparação com formas verbais atuais utilizadas);
- Localizar referências temporais que permitem situar em que época a narrativa se desenvolve: apitos soturno de um vapor, bacia para lavar-se, despertador de corda, jornaleiros.
3. Produção de inferências globais
- Interpretação da ilustração (infográfico), relacionando-a com o título;
- Lançar perguntas na lousa para uma breve produção escrita: Por que ele (Samuel) precisa dessa pausa? Por que usa nome falso?
4. Definição de finalidades e metas de leitura
- Atualização do conceito "Pausa" em forma de discussão;
- Como seria a "Pausa" hoje na vida das pessoas;
- Perceber a crítica e a ironia presentes (Fugir da rotina implica a criação de novo hábito, portanto, nova rotina).
5. Percepção das relações de intertextualidade e de outras linguagens
-  Apresentar aos alunos as músicas "Epitáfio" - Titãs e "Cotidiano", de Chico Buarque e também o filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin. Em seguida fazer a comparação com o texto em estudo, observando o que há em comum e mostrando as diferentes linguagens.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - Narrativa de Ficção: Pausa para reflexão
- Objetivo Geral: coletar e selecionar informações que estimulem os alunos a refletir sobre a vida moderna.
- Competências e habilidades: desenvolver a capacidade de interpretar, refletir, expressar e produzir textos opinativos, defendendo seu ponto de vista.
- Estratégias: Articulação de informações do texto com os conhecimentos prévios dos alunos (a partir do título); exposição a situações de produção oral e escrita.
- Recursos: Texto escrito, músicas, lousa, cópias, vídeo, DVD.
- Avaliação: em processo:- atividades dos alunos em sala de aula; pontual: produção escrita.
- Número de aulas previstas: de 06 a 08 aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário