terça-feira, 11 de junho de 2013

Depoimento sobre experiências com leitura e escreita



Não é difícil falarmos sobre  
Não é difícil falarmos sobre experiências com este tema “Leitura e Escrita”. Inicio escrevendo um pouco de como foi minha experiência como leitora. Adorava desde pequena escutar as histórias que meus pais, tios, avós, primos contavam, como era bom ouvir histórias! Parece que isso “não está mais na moda” ou parece que hoje os jovens não ligam muito para isso. Acredite, a leitura mudou, muitos nem abrem livros (de papel), utilizam o computador para fazerem leituras rápidas e sobre diversos assuntos ao mesmo tempo. Lembro-me muito das histórias que minha mãe e que as minhas professoras contavam para mim, principalmente da pré-escola, contavam sobre os personagens mais comuns da literatura infantil, como: A Branca de Neve e os sete anões, Os três porquinhos, João e o pé de feijão, etc. Como era gostoso, vivia imaginando como seriam os personagens e criava sempre um final feliz para estas narrativas. Marilena Chauí disse: “O livro é um mundo porque cria mundos...”, a leitura é algo que precisa tocar nossa alma para fazer sentido. Viajamos por muitos lugares e conhecemos outros desconhecidos através desta fascinante palavra,“leitura” ! Quando lemos é como se realmente aquilo fizesse parte de nós, um pedacinho que está constituindo nosso corpo e nos constituindo também!Quando fui para o ensino fundamental encontrei professores leitores que me incentivaram a procurar nos livros todas as respostas para a inquietação da adolescência e viajei pela coleção “Vagalume”depois no ensino médio vieram os clássicos, lembro-me da minha primeira leitura de “Dom Casmurro”,quanta discussão esse livro trouxe, fizemos até o julgamento de “Capitu”. Como professora peço para os meus alunos lerem os livros do Projeto “Práticas Pedagógicas” que o governo disponibiliza para trabalharmos, faço a socialização da leitura através de depoimentos em “Rodas de leitura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário